Os implantes dentais são constituídos por suportes ou estruturas de metal que são posicionadas cirurgicamente no osso maxilar. Esse posicionamento é feito abaixo da gengiva, de modo a substituir as raízes dentárias. Quando implantados, pode-se colocar dentes substitutos sobre eles. Costumam ser utilizados na substituição de dentes devido a cáries ou lesões periodontais.
Oferecem um bom suporte aos dentes artificiais. Isso ocorre por serem integrados ao osso, o que dá estabilidade para a prótese. Por isso, próteses montadas sobre implantes dentários não escorregam e nem mudam de posição na boca. Isso confere ao paciente mais segurança na hora de se alimentar e falar. Esse tipo de prótese é chamada de prótese sobre implante e, além de proporcionar mais segurança ao paciente, é mais natural que pontes ou dentaduras.
São indicados para pessoas com dificuldade de adaptação a próteses e dentaduras. Essas dificuldades podem incluir dores ou falta de adaptação a estes aparelhos. Diferente desses tipos de aparelhos, que precisam de uma base para serem colocados, onde é feito o desgaste do dente restante na maior parte das vezes , os implantes dentais são colocados sobre os ossos.
Recomendados para pessoas que, por muitos motivos, perderam um ou mais dentes, ou por extração ou por perda devido a um trauma ou doença periodontal. Em situações de perda total, em que foram perdidos todos os dentes da boca, os implantes também são feitos.